12
nov

Comportamento: Cão Pet x Cão de Provas

   Posted by: copetio   in Comportamento Canino

Durante alguns anos já venho trabalhando com cães. Atualmente, muito mais focado nos cães atletas, aqueles preparados para disputarem provas de agility.

Recentemente comecei uma pesquisa sem que as pessoas soubessem. Observei o tratamento de meus clientes com seus cães em casa, conversei com pessoas de fora, de outras escolas, de outros hospitais e continuo me questionando: “Um cão pet, tratado em casa com muito colo, mimos, carinhos, que divide a cama com os donos, recebe petiscos e carinhos sem razão de ser (apenas por ser bonitinho…) poderia ser um bom cão de provas?”

Não existe nenhum trabalho científico que responda isso. Talvez motivado por pretender cursar meu mestrado em 2010, poderia tentar responder essa pergunta. Tiro como exemplo em minha própria casa (para não ficar citando aqui os nomes das pessoas e cães que pude observar nos últimos meses). Estou com 4 cães. A mais velha é a Drica, uma cocker de 7 anos que foi muito mimada e tem um comportamento difícil, dominante. Mas ela não serve como parâmetros, pois não faz agility. Partimos então para Flecha, minha Border Collie de 4 anos. Flecha foi uma Border tratada com certo mimo. Foi bem mimada pela minha mãe, quando morou um tempo comigo e ficava mais com ela do que eu mesmo. Brown, quando chegou em casa, foi criado diferente, chegou para ser cão de provas. Nunca recebeu mimo, colo, petisco sem merecer, nunca ninguém falou mole com ele (inclusive já existe um estudo de um Veterinário Inglês que demonstra os males que o cão sofre quando as pessoas conversam com eles de maneira mole, aquele conhecido nhem nhem). Enfim, Brown nunca foi maltratado, sempre teve sua casinha quentinha, aconchegante, comida de ótima qualidade e muitas atividades, mas nunca foi um cão de ficar dentro de casa, dividindo quarto ou cama. Coincidência ou não, Brown se transformou em um cão muito melhor na pista do que Flecha. Mais rápido e preciso.

Hoje estou com outro filhote, o pequeno Jack Bauer de 2 meses, já começa a ser tratado igual ao Brown. Já está na lavanderia, junto com os outros cães, sendo estimulado para ser independente e ter personalidade.

E esse é um outro fator importante. Criar um cão para ser dependente, é um erro sério. Cães precisam identificar a liderança de seus donos, mas precisam ser independentes. A independência em um cão exclui o medo, e cães medrosos são um verdadeiro problema. Volto à Flecha. Flecha é lenta em pista, por que??? É uma cachorra mais medrosa, mais desconfiada, que um leve ruído já a distrai. Brown é independente, focado. Quando está na pista, pode cair o planeta que ele está comigo.

Seria isso fator genético??? Honestamente já exclui esse fator. Conheço cães filhos de campeões que não conseguem um bom rendimento, por outro lado, conheço cães filhos de pais lentos que nunca tiveram bom rendimento em pista que são rápidos e precisos. Existe o fator genético, mas o fator ambiental é muito mais predominante. Não adianta exigir do cão tratado como Pet em casa que seja um espetacular cão de provas, ou será que dá???

Para encerrar, essa resposta ainda não existe, pois não existem trabalhos científicos que o comprovem. O que falo aqui é pela minha experiência desses anos que venho trabalhando com cães. Aqueles cães com a conhecida Síndrome de Peter Pan (tratados durante toda a vida para serem infantis, os filhinhos dos donos) não podem ser exigidos da mesma maneira em pista do que os cães treinados com essa finalidade…

Em 2010 defenderei meu mestrado, provavelmente em cima disso. Fica a discussão…

“Síndrome de Peter Pan”: criados para serem eternas crianças

"Síndrome de Peter Pan": criados para serem eternas crianças

This entry was posted on quinta-feira, novembro 12th, 2009 at 10:04 AM and is filed under Comportamento Canino. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

14 comments so far

Renato
 1 

Bom, apesar de você já conhecer os cachorros lá de casa, vou colaborar com minha experiência. A Nicole, até mais ou menos um ano e pouco de idade, foi tratada dentro de casa pois era um apartamento, mas tinha seu lugarzinho e não era mimada; nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Maaaas, depois… a coisa mudou um pouco. Ela foi um pouco mais mimada, nem tanto por mim, mas foi. No meu ponto de vista, parece que ela é bem focada e rápida. A Nicole é filha de cães não praticantes de esportes, por isso não dá pra mensurar o fator genético e comprovar sua teoria. Já conversamos bastante a respeito e não discordo muito da sua opinião (a Camila parece ter uma opinião um pouco mais divergente), mas tenho um trato um pouco mais próximo da minha parceira de agility dentro de casa; parece-me que ainda assim ela está tendo uma evolução boa. Talvez não tanto quanto o Brown, mas há outros fatores que podem ter influenciado. Temos a Laleska que foi, e ainda é, bastante mimada e é daquele jeito destrambelhado; no entanto, ela é um golden retriever e acho que não dá pra comparar muito com um border. Agora temos o Cirillo em casa (irmão do Jack, pra quem não conhece) e ele está sendo tratado da mesma forma que a Nicole no início, mas, provavelmente em pouquíssimo tempo não será assim e talvez, repito, talvez, seja mais mimado do que ela; já conversei com a Camila sobre isso e resolvi deixar com ela a criação do filhote (mesmo porque ela é quem fica mais com ele), mas com alguns pitacões meus (lóóóógico). Vamos ver no que vai dar. Espero que cheguemos num meio termo e o resultado seja muito com. Todos estamos muito esperançosos nisso.
Desculpe o “compêndio” que escrevi.
Um abração.
Renato

novembro 12th, 2009 at 12:24 PM
copetio
 2 

Renato, legal sua opinião. Coloco esses posts aqui para ouvir opiniões mesmo! Como disse, não existe um estudo comprovado, são hipóteses e hipóteses, mas pelo que observo, ainda acho que cães mais independentes podem render mais…e ainda estudarei isso mais a fundo. Tive a oportunidade de conversar com um veterinário de equinos que trabalha com cavalos de esporte e a teoria já é comprovada para cavalos…claro que ninguem leva um cavalo pra dentro de casa, ou põe na cama (espero que não…rsrsrs), mas o mimo estraga os animais e piora os resultados…

novembro 12th, 2009 at 12:31 PM
 3 

Bom, na minha opnião mimo estraga cão. Ponto. Não importa se é pet ou pra competição. Todos meus cães dormem comigo, me seguem o dia todo, tem colo e tudo mais. A Léia é uma boa cachorra de competição, mas isso eu atribuo a grande formação de reforço positivo que fiz com ela, treinando muitos truques e mostrando pra ela que eu sou uma grande fonte de recompensa, mas que ela tem que merecer. Isso pra mim deveria ser para qualquer cachorro, naum importa se é pet ou de competição. E eu acho que ela estar aqui nesse exato momento em baixo da cadeira do PC enquanto digito isso é um sinal de nossa parceria e confiança, de nossa boa relação. Não acho que seria uma cachorra melhor se fosse tratada como um cão de quintal.

(Alias, mto interessante isso que vc colocou sobre o falar mole :) )

novembro 12th, 2009 at 12:39 PM
 4 

Sem querer desmerecer nenhuma raça, muito menos cachorro, acho que você tem evoluído como dono, é óbvio, pelo que você contou no post, mas também tem sido mais criterioso na escolha do filhote.

Meu melhor temperamento, o Schummy, foi mimado até não poder mais. Sempre dormiu dentro de casa, teve colo, mimo, tudo para ser estragado, mas foi ao mesmo tempo educado. O treinamento dele é outro problema.

Como começamos errado ele é um cão estragado por falta de conhecimento mesmo.

novembro 12th, 2009 at 12:40 PM
copetio
 5 

Pois é amigos, que bom que vcs estão deixando suas opiniões. O primeiro fator é ter a consciencia que cão mimado não é bom, mesmo que seja pet, o cão expressará isso pulando para pedir atenção, ficando excitado, latindo, ganindo, etc… Se para um cão pet ser mimado não é bom, imagine então para um cão de provas que precisa ser focado, rápido e identificar a liderança em seu condutor para segui-lo. Esse é o ponto…

novembro 12th, 2009 at 1:20 PM
Renato e Camila
 6 

Primeira de váááárias observações: O comentário do Renato será discutido em casa, o bicho vai pegar…uahuahauhauh. Segundo venho deixar bem claro que amor, seja ele falando meigamente com o cachorro ou deixando-o dormir na cama não faz mal a nenhum ser vivo, o que precisa ter é RESPEITO. Não há tese que quebre essa ligação; amor-respeito. A partir do momento em que haja esta sintonia entre dono e seu fiel ( nossa lembrei do Corinthians, uhaua) amigo tudo será muito bem aproveitado, seja para esportes, guarda, pastoreio ou caça. O Cirillo tá na área e digo que ele veio pra ficar, como já comentei “Cirillo The king of agility”, mas quer saber?! Pratico agility porque gosto desta harmonia entre cães e donos e se querem saber já ouvi de várias pessoas que o agility é um esporte agressivo pro cachorro, aí já entra em outro dilema… mas voltando… ele não nasceu sabendo fazer este esporte do mesmo jeito em que não sabia aonde fazer xixi, tudo tem seu tempo e sua jornada. Digo que é tudo de bom conviver com estes amigos, ou melhor, meus filhos com pêlos ao meu lado, dando-me carinho, alegrias e algumas medalhas (se tudo correr certo), mas se não vier medalhas, já está ÓTIMO pela brincadeira, aliás será que o cachorro sabe o que é uma competição ou uma medalha?! O que percebo é o dono se extressando pela eliminação, falta ou refugo, e quem “paga o pato” é o cachorro. Mimado? Ou o seu dono que não tem o tempo necessário para treinar (correria do dia-a-dia) ou mesmo não leva jeito pra coisa (falta de coordenação, agilidade, raciocínio…sei lá!)?!
Mimo com respeito isso sim dá um bom resultado, pode apostar. AMO, AMO, AMO de PAIXÃO todos os meus dogs!!!!!
Com carinho e vááárias lambinhas deles,
Camila=^..^=

novembro 12th, 2009 at 6:33 PM
Renato e Camila
 7 

Ahhhh… Luíza gostei MUUUUUIIITO do seu comentário, precisamos nos conhecer para você me ensinar algumas coisitas. Parabéns por você e pelos seus amiguinhos!!!!
Abraço,
Camila=^..^=

novembro 12th, 2009 at 6:41 PM
Marco Magiolo
 8 

Pois é Camila, desculpa ai…mas não era pra vc levar pro lado pessoal…se levou o que eu posso fazer? Mas tudo bem, pois a partir do momento que tornei pública uma opinião tenho que ouvir a opinião dos outros, e as respeito, assim como espero que respeitem a minha. Sabe que desejo boa sorte à todos os seus dogs…

novembro 12th, 2009 at 6:46 PM
Renato e Camila
 9 

Marquito, Marquito, só expressei o que sinto, do mesmo jeito que respeito a sua opinião…
Mas você viu que loucura?! Fiel amigo, timão fiel, putz até nisso o Coringão e os dogs são fod@##%%&¨&*!
Beijocas com lambidinhas( escrevi errado no outro comentário),
Com carinho,
Cá=^..^=

novembro 12th, 2009 at 6:57 PM
 10 

aee Camila! obrigada! em dezembro estarei nas ultimas etapas da CBA, seria um prazer te conhecer tbm pra gente trocar umas ideias ^^

Tbm concordo com vc que cachorro não sabe que agility é competição, agility pra eles é uma grande brincadeira e temos sempre q lembrar disso ^^

novembro 12th, 2009 at 11:23 PM
Marcela/Nina
 11 

Acho que tudo se baseia no fundamento da liderança. Se o cão te respeita, sabe que você manda e é grato em seguir, não importa se ele for o ser mais mimado ou um excluido. Por outro lado, um animal mais mimado conhece melhor o dono, melhorando a comunicação em pista. Mimar não estraga, desde que você deixe claro a liderança e que ele faça por merecer. E quanto a maior “garra” em pista..depende de tantos fatores. Genéticos (e não olhando apenas os pais), de personalidade do animal e principalmente, de motivação…encontrar algo que realmente motive o animal é muito importante. Dois cães criados exatamente da mesma forma, nunca serão iguais. Pelo menos é o que eu acredito! :o )

novembro 14th, 2009 at 7:06 PM
Alex, Tyller e Skipper
 12 

Fala Marco, tudo bem!!!

Peço licensa para entrar e por minha opinião, que vai ser meio parecida com as que já apareceram, mas….. segue, estou no Agility desde 98, e tenho minha própria teoria com relação a isso.

Na verdade precisaria entender melhor o que vc considera mimar, pois na minha opinião/experiência, e pela minha observação vejo exatamente o contrário, e neste caso dou como exemplo eu mesmo, todos os meus cães ( e coisas que leio na internet de grandes condutores no exterior) são “mimados”, dormem ao lado da minha cama, ganham comida por nada e varios outros “erros”, mas considero que justamente esses “erros” é que sejam o diferencial e tornem meus cães o que são hj, acho que dessa forma eles passam a ter uma ligação muito mais forte com o dono do que um cão de baia, veja bem, não sou contra, apenas acredito (por experiencia própria) que o cão que fica em casa com o dono tem uma ligação mais forte o que é muito importante no caso do agility. A unica coisa que acho importante neste caso é um trabalho de obediencia, e os cães saberem que é o lider, brinco na hora que eu quero e paro na hora que eu quero, de resto são totalmente pet e acredito que seja esse o diferencial.

Depois se quiser podemos conversar e eu te explico melhor do que por aqui, mas é minha opinião

Abç e parabéns pelo trabalho que vem fazendo com sua escola e seus dogs

Alex, Tyller e Skipper

novembro 17th, 2009 at 12:22 AM
Viviane
 13 

Sem gerar polêmicas ou mal entendidos… mas fica aqui registrada a minha opinião:

“Não pode haver felicidade quando as coisas
nas quais acreditamos são diferentes das
que fazemos.”

E concluo que, em minha singela opinião, tudo o que é em excesso, faz mal.

Abraço,
Vivi

novembro 17th, 2009 at 4:11 PM
Renato e Camila
 14 

Viviane, Alex e Marcela,
Parabéns pelo comentários de vocês…
Principalmente à você Vivi ( posso te chamar assim?) quanto a parte do excesso, mimar demais estraga assim como ser rico, pobre, bonito, feio, alto, baixo e etc. demais estraga.
Beijãozão pra todos !
Com carinho,
Cá=^..^=

novembro 17th, 2009 at 8:59 PM

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment